leituraNo dia dois de abril comemora-se o dia internacional do livro infantil.  É a partir do estímulo da leitura na infância que desenvolvemos o hábito da leitura para toda a vida. A prática da leitura passa pela necessidade de adquirirmos conhecimentos por meio dos livros didáticos, de adquirirmos informações mais rápidas e atualizadas por meio de veículos de comunicação e também, pelo simples prazer de saborearmos uma boa estória.

O que constatamos, contudo, é que tem nos faltado disciplina para cultivarmos com mais intensidade o nosso hábito de leitura pelo simples prazer de ler, seja em função de não conseguirmos organizar melhor nosso tempo, seja por entendermos que existem outras formas mais rápidas para saciarmos nossos prazeres.

leitura-obrigatc3b3ria-blog

Seja por que razão for, não podemos nos esquecer que, por meio da prática da leitura, realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, abrir espaço para o mundo das  possibilidades, desenvolver a escuta, praticar a empatia, enriquecer o vocabulário, desenvolver o sentido crítico e ampliar nossa capacidade de organizar ideias e transpô-las para o papel.

No mundo corporativo, as empresas que já entenderam essa proposta têm procurado desenvolver ações  voltadas para o incentivo à leitura, como forma de desenvolver competências e habilidades entre os colaboradores, diminuir os níveis de estresse, promover a integração e melhorar a percepção do clima organizacional.

 

livros

Sendo assim, podemos afirmar que terá mais chance de se destacar nas empresas, com um diferencial competitivo, o profissional que for capaz de fazer uso dessas habilidades desenvolvidas com a leitura, nas suas atribuições diárias, conseguindo atuar com foco e concentração no desenvolvimento de projetos  e com uma visão mais ampliada diante dos cenários cada vez mais instáveis e desafiadores,  posicionando- se com segurança na busca de alternativas criativas de solução, colaborando, assim, com o estabelecimento de um clima organizacional estimulante e com o crescimento da organização.

Sua empresa tem incentivado o hábito da leitura?

Carla Limongi

Sandra Faria

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário