AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO MERCADO DE TRABALHO: O MUNDO VUCA!

Que tal entender um pouco mais sobre o contexto atual em relação aos profissionais e organizações? Conhece o termo VUCA? Sabia que ele está ditando as novas regras de posicionamento de empresas e profissionais no mercado?  Pois bem, este termo diz respeito à junção das iniciais de quatro palavras em inglês: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity. Na língua portuguesa, elas significam Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, considerando o contexto do mundo atual.

Este mundo VUCA mostra-se repleto de desafios e, para que empresas e profissionais possam se adaptar a ele, será necessário que mudem radicalmente a postura, abrindo mão de velhas práticas que, até então, faziam sentido, a fim de adotarem práticas disruptivas, que abandonem o modelo antigo e façam com que se mantenham alinhados com o discurso da modernidade.

O que se percebe é que, diante de todas essas mudanças ocorridas nos últimos tempos, tanto as empresas quanto os profissionais encontram-se sem norte, buscando se posicionarem da melhor maneira neste novo contexto, o que não tem se mostrado uma tarefa fácil.

O mundo real e atual está fortemente influenciado pela revolução digital que, dentre suas várias interferências, tem modificado radicalmente o leque das profissões existentes, o comportamento de empresas e profissionais, e levado à extinção alguns mercados, ao mesmo tempo em que surgem novas oportunidades e nichos.

Tudo isso tem feito com que empresas e profissionais consigam encontrar, por meio dos recursos que a tecnologia oferece, soluções para muitas questões que, até então, se mostravam de extrema complexidade, como também se acostumarem com novos desafios que só surgiram com o advento da mesma.

Junto com estes desafios surge o maior deles para as empresas: buscarem um novo modelo de gestão, com foco na modernidade, que seja capaz de fazer com que os colaboradores se sintam estimulados a desenvolverem ainda mais habilidades como resiliência, proatividade, capacidade para atuar em equipes multidisciplinares e flexibilidade para adaptação a novos contextos.

Este novo modelo exige dos profissionais mais do que o conhecimento técnico. O que se torna mais importante agora é a capacidade de transformação e adaptação de cada um frente à velocidade espantosa com que as mudanças acontecem.  Muitas profissões deixam de existir e tantas outras surgem, desencadeadas pelas novas demandas do mundo digital.

A forma de planejar também sofre um forte impacto nas empresas, uma vez que tem se tornado cada vez mais difícil planejamento a médio e longo prazo. Os tempos modernos exigem planejamentos mais objetivos e com ações rápidas, para não correr o risco de se tornar impraticável e sem sentido, quando se considera que as mudanças são diárias e afetam significativamente o todo.

O que podemos perceber, então, é que esse mundo VUCA veio para desafiar empresas e profissionais a se reinventarem, sendo que, sem isso, ficarão à margem dos avanços e correrão o risco de perderem seu espaço no mercado.

A sorte está lançada. Quem conseguir mais rapidamente ler este cenário e buscar os ajustes necessários sairá na frente e terá maiores chances de perenidade e sucesso. Agora, pergunto: como você, empresário ou colaborador, está se posicionando diante de tudo isso? Quais os maiores desafios você tem enfrentado? Compartilhe conosco suas experiências. Vamos crescer juntos!

Sandra Faria

vempracontarh #atendimentoonline #atendimentopresencial

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário