A assertividade, capacidade de se posicionar da forma exata, no momento correto, é uma competência valorizada, principalmente entre os que ocupam função de liderança, em especial nesse momento pelo qual as empresas estão passando. Destacar-se-ão e terão empregabilidade os líderes que souberem desenvolver e utilizar esta competência.

ASSERTIVIDADE 1Mas, afinal, o que é ser  um líder assertivo no trabalho?

É a capacidade de se posicionar da forma exata, no momento correto, buscando não errar, ou pelo menos, errar menos.

Demonstra assertividade o líder que atua com foco, honestidade, coerência, clareza e objetividade. É contra rodeios e conversas improdutivas. Analisa de forma imparcial as situações, baseando-se em fatos e dados como sustentação de suas decisões. Por isso maturidade  profissional é fundamental.

Assertividade não implica autoritarismo, representa, apenas, saber dizer não de uma forma firme, buscando ser entendido sem ferir suscetibilidades. O líder assertivo é focado e determinado. Vai até o fim, se dando por satisfeito apenas quando um problema é encarado como desafio e solucionado definitivamente, evitando assim o retrabalho.

O líder assertivo deve saber responder a questionamentos, tomar decisões, estar disposto a pagar o preço por essas decisões, usar seu poder de autoridade  e, acima de tudo, ter equilíbrio necessário para se posicionar da melhor maneira possível.

Ele também utiliza seu poder pessoal baseado em suas habilidades de envolvimento e comprometimento com a equipe. É transparente em suas intenções, deixando a equipe segura e confiante para cumprir sua missão. Atua de forma tranquila, sem prepotência, de modo a convencer as pessoas com quem se trabalha que as decisões tomadas são aquelas necessárias para o momentDESTAQUE-SE 2o.

É contra a centralização do poder. Compartilha com a equipe o planejamento das metas a serem atingidas e juntos buscam alternativas de solução. . Sabe ouvir a equipe e quando alguém mostra a opinião diferente e mais eficaz que a sua, não hesita em mudar de opinião e aderir à ideia da equipe, sem perder a autoridade.

A credibilidade do líder assertivo é sustentada pela qualidade de suas relações interpessoais, de maneira que os integrantes de sua equipe se sintam confortáveis em concordar e discordar de suas ideias, sem perder de vista os resultados a serem atingidos.

Para continuar atuando como líder, ter essa competência é fundamental!

Pense sobre isso e avalie sua postura e sua empregabilidade…

Carla Limongi
Sandra Faria
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário