Valores podem ser entendidos como tudo aquilo que determina como nós interpretamos ou reagimos a qualquer experiência da vida. Eles são a base a partir da qual definimos nossas reações, nossas atitudes diante das diversas situações.  São nosso sistema de crenças sobre o certo e o errado, o justo e o injusto, o bom e o mau, ou seja, definem o que nós vestimos e comemos, onde moramos, com quem nos relacionamos. Nossos valores definem a maneira como nós escolhemos viver.

O grande desafio é que esses valores já estão registrados no nosso subconsciente. Por isso, muitas vezes, nós não sabemos por que fazemos certas escolhas, só sentimos que temos de fazê-las. E, na maioria das vezes, fazemos escolhas automáticas, escolhas programadas por hábitos e formas de pensamento que seguimos sem ter consciência disso.

Somente ao amadurecermos e desenvolvermos a autoconsciência do que somos e do que faz sentido pra nossa vida podemos, verdadeiramente, definir nosso conjunto de valores e fazer escolhas livres que nos tornarão mais felizes. Esse é um grande desafio. Na nossa experiência de vida tivemos que, por várias vezes, avaliar a nossa base de valores, com os seguintes questionamentos: eles realmente nos fazem felizes? Fazem sentido pra nós? Conseguimos praticá-los ou ficamos apenas na intenção?

Estas perguntas já nos tiraram o sono, nos levaram a buscarmos um contato mais direto com aquilo que realmente acreditamos, com nossa essência, nosso eu interior.  Quando, de fato, conseguimos compreender que estes valores definem nossa jornada de maneira integral, em todos os aspectos da nossa vida, fomos capazes de estabelecer, com segurança, os valores que realmente seriam os norteadores de nossa conduta.

O primeiro deles é agir com a Verdade. Em tudo que fazemos procuramos nos colocar de corpo e alma, com a crença de que estamos ofertando o nosso melhor, acreditando realmente no que é nosso propósito de vida. O Amor incondicional é outro valor que está presente em todas as nossas ações. Nós o praticamos por entender que sem ele não é possível se estabelecer uma postura acolhedora que contemple a todos de maneira isenta e inclusiva.

O terceiro valor no qual acreditamos é a Lealdade. Somente com a adoção de uma postura que respeite e considere o outro é possível se estabelecer experiências de qualidade. A Ousadia, por sua vez, é nosso grande diferencial. Sempre fomos partidárias da adoção de uma postura de inconformismo, buscando fazer mais com menos e saindo do senso comum, ressignificando nossas ações.

O que completa nosso conjunto de valores é o Resultado, nosso e de nossos clientes. Entendemos que o que nos move é o compromisso de ofertarmos sempre resultados que extrapolem as expectativas, buscando entregar algo que faça diferença em nossas vidas e na vida das outras pessoas.

Com absoluta surpresa verificamos, quando concluímos a escolha de nossos valores norteadores, que a junção da primeira letra de cada um deles formava a palavra VALOR. Isso também faz sentido pra você? Topa tirar um tempo e fazer uma lista dos valores que realmente te fazem feliz?

Carla Limongi

Sandra Faria

vempracontarh #metododeaprendizagemexperiencial#atendimentoonline #atendimentopresencial#mentoria#coaching

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário