A busca pela felicidade faz parte de nossas vidas e, conquistar essa tão sonhada felicidade, tem se mostrado o nosso grande desafio.

Por vezes ela nos parece tão distante, a ponto de só conseguirmos enxergar nossas dificuldades e não nossa capacidade de chegarmos até ela.

Nosso comportamento também pode nos levar a uma condição de buscá-la sempre em grandes realizações, tornando-nos insensíveis para percebê-la nas pequenas conquistas do dia a dia.

Quando somos capazes de olhar para nós e para o nosso jeito de funcionar diante da vida, podemos chegar à conclusão de que a forma como interpretamos o mundo não tem levado em conta a qualidade de nossas escolhas e atitudes, como se não tivéssemos outras opções além daquilo que fazemos.

É necessário entendermos que é possível encontrar a felicidade, no momento presente, e não sonhar com ela apenas no futuro. Quando mudamos o modo de enxergar as coisas a nossa volta, somos capazes de estabelecer uma nova conexão com a realidade e aprendemos a valorizar as coisas boas que nos acontecem.

Mudar nossa atitude diante da vida é a chave para essa virada. Devemos concentrar o nosso olhar nas coisas positivas, naquilo que está funcionando bem, nas nossas qualidades e nos ganhos que conseguimos ter. Essa mudança de foco nos permite ressignificar nossa realidade e alcançarmos um modelo de vida mais pleno e com maior qualidade.

Segundo Martin Seligman, criador da psicologia positiva, para que tudo isso aconteça é necessário encontrarmos um equilíbrio entre o nosso passado, presente e futuro, considerando o seguinte caminho:

 

NOSSO PASSADO

Devemos revisitar a nossa história, reconhecer sua importância, agradecer a oportunidade de ter trilhado este caminho e saber perdoar tudo aquilo que aconteceu e que necessita ser perdoado. A prática do perdão é libertadora.

 

NOSSO PRESENTE

Precisamos saber valorizar as emoções positivas e neutralizar aquelas negativas, do momento presente, desenvolver uma atenção plena e encontrar novas formas de ser feliz no aqui no agora.

 

NOSSO FUTURO

Esperança e otimismo são atitudes fundamentais para que possamos olhar para o futuro e vislumbrar a possibilidade de continuarmos sendo felizes.

 

E então, você acha que tem conseguido encontrar essa tão sonhada felicidade em sua vida?

Você se sente uma pessoa feliz?

Pense sobre isso e nos procure se estiver precisando de ajuda.

Nosso negócio é cuidar de gente… sem reservas.

Carla Limongi e Sandra Faria

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário