coisas-deve-para-fazer-ser-feliz-trabalho-noticiasMuitos de nós, com certeza, conhecemos profissionais que não deslancham na carreira, mesmo possuindo um currículo impecável e habilidades técnicas notórias. Estes profissionais, também, via de regra, não costumam ter um convívio social muito intenso. O que será que lhes falta então? A resposta pode ser o pouco cuidado com seus relacionamentos sociais e com o desempenho de suas funções. No ambiente organizacional, saber se relacionar com os demais e ter compromisso com a qualidade do trabalho que é entregue, são atitudes que tornaram-se tão importantes como dominar tecnicamente uma área.

Podemos dizer que postura profissional é o conjunto de regras que podem contribuir para a boa convivência com os colegas e a liderança. As empresas vivem um novo tempo, em que cresce a tendência de se valorizar a qualidade das pessoas nas relações e no desempenho. O aprendizado constante e o repensar das relações têm se tornado fatores imprescindíveis, para aqueles que pretendem construir carreira dentro de uma empresa.

 

Atributos cBusinessman in suit showing his empty business card with copy space to write it one your own textomo espírito ético, parceria, gentileza, cortesia, consideração e respeito pelo outro, além de discrição, fazem parte das habilidades relacionais. São pré-requisitos determinantes para o sucesso, no mundo das organizações. Como então alcançá-los? Educar, educar e educar é a resposta a essa indagação.

As empresas precisam investir em projetos que possam contribuir com o aperfeiçoamento dos perfis e o desempenho dos colaboradores. Também é importante facilitar a boa adaptação do colaborador à organização e integrá-los nos seus relacionamentos internos e externos,com clientes e fornecedores. A empresa é a grande responsável pela formação de valores e hábitos, a chamada cultura organizacional.

Mas, o profissional também pode colaborar, ao adotar comportamento cordial na sua rotina de trabalho. Diariamente  é necessário que as pessoas façam alguns questionamentos, tais como: O que posso fazer para manter o ambiente de trabalho mais saudável?, Estou preparado para enfrentar situações adversas? Ou, Sei me comportar diante do meu líder? Essas perguntas devem ser feitas por aqueles que desejam se destacar no mundo competitivo do trabalho.

Atualmente, aspalavrasmagicas.jpg~original empresas estão cada vez mais preocupadas em manter no seu quadro de colaboradores, profissionais que transmitam uma imagem pessoal positiva, assim como sejam capazes de garantir que a imagem da organização que representam seja preservada. Dessa forma, postura profissional não é apenas dizer “bom dia” aos colegas,mas, sobretudo, evitar atitudes que incomodem ou prejudiquem o bom relacionamento com os mesmos. Dessa forma, sua imagem profissional também será valorizada.

Você tem  cuidado de sua imagem pessoal e profissional no seu ambiente de trabalho?

 

Carla Limongi

Sandra Faria

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário