A comunicação faz parte de nossa vida desde que nascemos…

Nossa linguagem com o mundo vem sendo aprimorada a partir de nossas primeiras experiências intrauterinas até os dias de hoje, passando por todo tipo de modelagem, do choro, das primeiras palavras, da compreensão do mundo por meio das palavras, da nossa alfabetização e, a partir daí, da forma como fazemos uso da nossa comunicação, a nosso favor.

Quando adultos, nossas ações giram em torno da busca de realização e prosperidade, e… tudo isso, de certa forma, está relacionado com a efetividade na comunicação.

Uma das garantias de uma boa comunicação é o uso efetivo dos 4 pilares que a sustentam: Falar, ouvir, ler e escrever. Quando bem utilizados eles garantem a qualidade do que é expresso verbalmente ou por escrito.

Falar

Ao nos comunicarmos de forma verbal é importante que tenhamos domínio do conteúdo a ser tratado, bem como, saibamos fazer o melhor uso de nossa voz, dominando técnicas de aquecimento e impostação de voz, que vão garantir ritmo, harmonia e clareza do nosso discurso, fazendo com que chegue, agradavelmente, ao público a que se destina.

Ouvir

A nossa capacidade de ouvir não está necessariamente ligada à nossa capacidade auditiva. Ouvir compreende, também, a capacidade de captarmos o que os outros querem dizer e escutar suas emoções. Para isso, ampliar nossa rede de relacionamentos é importante, no sentido aumentar nossa interação com pessoas que possuam um discurso diferente do nosso. Nossa comunicação será muito mais efetiva se conseguirmos dedicar um pouco de nosso tempo para que o outro possa falar e nós possamos ouvirmos atentamente.

Ler

Ler bem significa assumir uma postura ativa, atenta e focada durante a leitura. É preciso ler com o objetivo e o sincero desejo de aprender e enriquecer nosso vocabulário. Não se tira da cabeça o que não está lá. O hábito da boa leitura nos garante o contato com a linguagem escrita, sendo fundamental que saibamos fazer uma boa seleção do que iremos ler, para fazer com que nosso vocabulário seja rico e consistente.

Escrever

A primeira coisa que devemos fazer para melhorar a nossa escrita é ler. Podemos explorar bem a leitura de jornais, revistas, artigos, romances, ficção…etc. Quanto mais estivermos à vontade com as palavras, suas grafias e com a gramática, mas fácil será para escrevermos aquele texto fabuloso.

Cuidar da qualidade de nossa comunicação é hoje um fator essencial para garantirmos uma maior efetividade nas nossas interações pessoais, sociais e nos nossos negócios.

Pessoas que têm dificuldade para se comunicarem de maneira assertiva e entusiasmada, que não conseguem persuadir o outro com sua fala e sua escrita, acabam comprometendo sua imagem e, em um mundo tão dinâmico e competitivo, diminuem suas chances de sucesso na busca por grandes oportunidades.

O desenvolvimento de uma boa comunicação pessoal e profissional, facilita a formação do marketing pessoal, a utilização de linguagem persuasiva e a capacidade de influenciar pessoas, seja em reuniões de trabalho, entrevistas de emprego, negociações, vendas e muitas outras ocasiões.

 

Tudo isso e muito mais pode ser potencializado por meio de ações específicas… pense sobre isso…

Para estimulá-lo nesse processo de desenvolvimento sugerimos que assista o filme O DISCURSO DO REI

Leia o e-book O PODER DA FALA acessando o LINK.

Veja o vídeo DOIS PASSOS PARA DESENVOLVER A CONFIANÇA NA HORA DE FALAR EM PÚBLICO 

Carla Limongi e Sandra Faria

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário