Desenvolver nossa inteligência emocional e saber tirar proveito dela, no nosso dia a dia, pode nos trazer muitos benefícios, dentre eles, a ampliação de nossa capacidade de sermos mais resilientes frente às adversidades e desafios, uma vez que se destaca como uma competência indispensável para trabalharmos em equipe de forma produtiva e equilibrada.

A autoconsciência é a capacidade fundamental da inteligência emocional, porque ela reflete diretamente nas outras.

É preciso ter noção sobre nós mesmos para mudarmos qualquer comportamento, principalmente quando pensamos nos atuais desafios vividos pelas empresas, no sentido de potencializar os resultados, entendendo que isso não depende apenas da performance individual, mas sobretudo, do engajamento e sinergia do time em torno do propósito da empresa.

Nesse sentido é necessário que o modelo mental das pessoas se transforme para que as empresas possam prover resultados mais consistentes e lucrativos por meio do capital humano. Mas como fazer com que isso aconteça? Uma boa alternativa é as empresas adotarem uma cultura colaborativa, onde todos possam manter sua participação ativa dentro da empresa, em um ambiente de cooperação, considerando que nada disto será possível se não entendermos a importância do trabalho em equipe.

Quais ganhos podem ser obtidos com a prática do trabalho em equipe?

Por tudo isso, e muito mais, é inegável a importância de nos conhecermos e nos prepararmos para atuar em equipe.

Possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos da empresa;
Estabelece uma conexão do propósito da empresa com cada colaborador, para que suas forças em conjunto sejam convergentes;
Cria um ambiente colaborativo, estimulando a cooperação, o respeito e a confiança entre os colaboradores;
Estimula a geração de soluções criativas em momentos de tensão e adversidade,
Cria na liderança o entendimento de sua responsabilidade pelo resultado do seu time, estabelecendo padrões mensuráveis de performance.

Então…que tal parar para refletir?

Você tem usado sua inteligência emocional a seu favor?

Está preparado para trabalhar em equipe?

Quais são suas principais competências que o credenciam e quais os seus gaps em relação ao trabalho em equipe?

Quer conhecer seu perfil comportamental?

 

Saiba que é possível conseguir estas respostas, e nós podemos te assessorar nisso, por meio de trabalhos de coaching, orientação profissional, mentoria e avaliação de perfil comportamental.

Não espere mais…entre em contato conosco para maiores informações!

 

Carla Limongi e Sandra Faria

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário