HARMONIZE AS RELAÇÕES PARA POTENCIALIZAR OS RESULTADOS

A harmonia nas relações entre colegas de trabalho nada mais é do que um encontro de características pessoais e profissionais que, como outro qualquer, exige muita dedicação, flexibilidade e força de vontade para fazer o relacionamento dar certo. Muitos profissionais esquecem-se de que as relações no ambiente de trabalho funcionam de forma muito parecida com os relacionamentos afetivos e, por isso, podem enfrentar questões de incompatibilidade.

A diversidade engrandece o ambiente, nos faz ir além, buscar mais, superar a nós mesmos. Ela traz a soma de forças, mas é preciso saber cultivá-la. Dentro de um contexto diversificado, encontramos personalidades diferentes que, juntas, formam uma personalidade maior – a empresa, cujos objetivos e metas devem estar em sintonia com os objetivos pessoais.

Os conflitos no trabalho ocorrem quando uma pessoa está sujeita a pressões ou expectativas muito elevadas ou inconsistentes ou, ainda, quando há um choque de personalidades. Nossa experiência ao lidar com este tipo de situação, nas empresas nas quais atuamos, nos indica que o primeiro passo para administrar situações como essa é saber detectá-las, identificando sintomas como fofocas entre colegas próximos e relações mais distantes e frias entre os colaboradores. Depois, é necessário haver uma forte capacidade de negociar, de discutir a natureza do problema. Relacionar-se bem no ambiente de trabalho é sempre um desafio, mas algumas dicas podem ajudar. Veja:

 

Mantenha-se calmo: não entre em discussões histéricas sobre o assunto em questão. Não se esqueça que a calma é o meio para se conseguir o fim.

– Colabore: tente chegar a um acordo comum entre as pessoas envolvidas no conflito e minimizar ao máximo as perdas para cada lado.

– Não ignore o conflito: resolver conflitos significa adotar uma postura imediata de tentar entender as causas e conduzir ações para se chegar a um ponto de acordo, aceito por ambas as partes.

– Encare as críticas: converse com seus colegas e líderes sobre as possíveis críticas que eles podem ter ao seu trabalho, mas tente não ficar na defensiva,
isso só prejudicará seu desempenho. Pare para pensar se por acaso já disse algo do tipo: “nós sempre fizemos isso dessa forma aqui”, ou se repete constantemente expressões como “não posso”, “é impossível”, “não vou fazer isso” e outras coisas de conotação negativa. Se constatar que está agindo dessa forma, desarme-se antes de tecer críticas, ou quem vai sair perdendo nessa situação é você.

– Cultive seu entusiasmo: uma pessoa feliz, simpática e com paixão pelo que faz transmite isso aos colegas e torna-se uma grande companhia. Contagia as pessoas com seu alto astral e influencia o outro a agir da mesma forma, trazendo melhores resultados para a empresa.

– Desenvolva sua autoconsciência: é preciso conhecer-se bem e conhecer o outro, entender as suas razões e emoções para poder identificá-las nos outros e lidar com elas de forma positiva.

– Mostre comprometimento e lealdade: você tem que ter admiração pela empresa e pelo colega de trabalho, caso contrário a parceira não funciona.

– Assuma uma postura de discrição e confiabilidade: para haver transparência é necessário que haja a confiança de ambos os lados, de que tudo que é discutido na empresa é confidencial e diz respeito apenas a quem está envolvido na questão.

– Estabeleça canais de comunicação abertos: um canal de comunicação sincero, honesto, objetivo e claro é crucial para qualquer relacionamento, especialmente o profissional, onde tempo significa negócios e dinheiro.

– Pratique a humildade: é necessário saber ouvir, saber pedir ajuda e saber reconhecer seus próprios erros, pedindo desculpas quando for o caso.

Pratique isto no seu dia a dia e… sucesso!

Carla Limongi

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