MENTORIA, COACHING OU CONSULTORIA: COMO FAÇO PARA DECIDIR?

Se você já esteve nessa situação e com essa dúvida, saiba que não foi o único a viver esse momento. 

Essas terminologias são relativamente novas no mercado e, por apresentarem algumas soluções para resolução de problemas, podem gerar algumas dúvidas em relação aos resultados e, principalmente, qual seria a melhor escolha a se fazer, considerando as necessidades particulares de cada cliente.

De forma bastante simples vamos apresentar as principais características de cada abordagem, para que você possa entender como funcionam e o que podem te oferecer em termos de resultados concretos.

No processo de mentoria você terá um profissional com notório conhecimento e experiência, considerando sua necessidade específica e que será capaz de te transferir o conhecimento que possui, dando-lhe o direcionamento preciso para que consiga chegar mais rápido onde deseja, em função de sua expertise e segurança. O Mentor irá te fortalecer profissionalmente, com relatos de fatos reais, seus exemplos, suas vivências, ou seja, com aquilo que comprovadamente sabe que vai dar certo.

Quando falamos de coaching, o processo acontece com a atuação de um profissional denominado Coach, que irá ajudá-lo a chegar a um resultado determinado, partindo de um objetivo definido. Ele é capaz de utilizar ferramentas específicas para estimular seu autoconhecimento e ampliar seu campo de percepção.  É um processo que se baseia em perguntas e não em respostas, sendo que estas perguntas utilizadas de maneira assertiva propiciarão a reflexão necessária para que haja uma mudança no seu comportamento. O objetivo é fazer com que seja capaz de traçar e atingir as metas desejadas.

Na abordagem da consultoria estamos nos referindo a um especialista que tem um passado profissional de conhecimento em determinada área, que o credencia a estabelecer um olhar estratégico para a sua necessidade profissional e/ou do seu negócio, realizar um diagnóstico e te ajudar a solucionar os desafios que existem, utilizando uma metodologia de trabalho específica, caminhando passo a passo para transformar a situação. O consultor irá te dizer o que precisa ser feito e também irá realizar algumas etapas junto com você, colocando a mão na massa.

Todas essas abordagens são comprovadamente efetivas, sendo capazes de apresentar resultados significativos para quem as utiliza. 

Sua escolha vai depender de sua necessidade atual.

Localize no mercado um profissional que por meio de sua trajetória seja capaz de te transmitir segurança e confiança para que, juntos, possam validar a assertividade da escolha feita ou identificarem uma das outras abordagens que possa ser ainda mais assertiva para suprir os seus gaps ( carências) no momento presente.

Se esse assunto fez sentido para você, entre em contato conosco para falarmos um pouco mais sobre isso!

Carla Limongi

vempracontarh #atendimentoonline #atendimentopresencial

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário