A mudança opera o lado mágico da transformação interior,

um caminho novo que nos faz sempre crescer!

Virginia Marrachinho

 

Em tempos de copa do mundo não há como fugir do assunto e, ao nos depararmos com esta seleção que vai representar o Brasil na Copa e nos lembrarmos daquela que viveu a fatídica derrota de 7 X 1 contra a seleção da Alemanha, na última Copa disputada aqui no Brasil, percebemos que uma boa parte dos jogadores permanece na seleção atual.

Podemos nos perguntar: O que nos faz acreditar que esta seleção atual terá um desempenho superior àquela formada em 2014?

A resposta parece simples quando analisamos a postura do Técnico Tite, cuja atuação fez com que tanto a torcida quanto os próprios jogadores recuperassem a autoestima e voltassem a acreditar na possibilidade de virarem a página para escreverem juntos uma nova estória.

Os jogadores só precisavam de uma nova perspectiva para voltarem a acreditar, e Tite devolveu isso a eles, quando os convocou para assumirem esta importante missão.

Ao formar seu time o treinador buscou compô-lo com base em suas observações e análises, considerando as principais competências de cada um, mesmo que nesse momento alguns deles não fossem os principais destaques em suas equipes, para que, juntos, pudessem somar essas competências e se tornarem um time habilidoso, coeso e capaz de competir com a autoconfiança recobrada.

De acordo com os que lidam diretamente com ele, pode ser descrito como um técnico que cobra insistentemente o melhor desempenho dos atletas, potencializando as qualidades de cada um, sendo direto em suas abordagens, justo nos seus posicionamentos e extremamente incentivador e motivador, recuperando nos jogadores o prazer em servir à seleção.

Quando analisamos o trabalho desenvolvido por ele, balizando-o com os conceitos difundidos pelo processo de Coaching, percebemos nele uma verdadeira atuação de Coach. Confira nestes 11 passos para a vitória no jogo dos líderes de sucesso:

1. Vença seus jogos internos

Para vencermos de forma significativa os jogos que se apresentam em nossas vidas precisamos antes aprender a vencer os nossos próprios jogos internos, que só nós conhecemos, e foi isso que ele fez com cada um dos jogadores.

2. Substitua suas ideias

É necessário que tenhamos coragem de substituir nossas ideias, o modo como enxergamos as coisas, vislumbrar novas possibilidades e colocá-las em prática, ou seja, devemos ser capazes de aprender a aprender.

3. Desenvolva novas competências

Precisamos ser capazes de descobrir e desenvolver novas competências pessoais que sejam mais eficientes para nossos resultados, no momento presente.

4. Descubra suas potencialidades

Muitas pessoas são desvalorizadas por não atenderem determinados padrões. É necessário fazê-las descobrir o que são capazes de fazer, e não o contrário. Isso foi fundamental para que ele pudesse dar um novo sentido de unidade ao time.

5. Deposite confiança em seu time

Apoiar as pessoas e depositar confiança nelas é fundamental para que sejam capazes de recuperar a autoestima.

6. Adote abordagens diretas

Devemos sempre procurar adotar abordagens diretas ao nos comunicarmos, atendo-nos aos fatos.

7. Faça as perguntas certas

Devemos buscar as respostas que precisamos, fazendo as perguntas certas.

8. Entenda a realidade

As pessoas devem entender a realidade, se desprender do passado e viver o presente.

9. Não fique preso aos medos

Se ficarmos presos aos nossos medos, abrimos mão e perdemos a oportunidade de ver e comemorar nossas conquistas.

10. Proponha desafios

Devemos propor desafios às pessoas e encorajá-las.

11. Aposte nas pessoas

Os melhores resultados podem vir de jogadores dos quais menos se espera, basta colocá-los no lugar certo, devolver-lhes a autoconfiança e extrair deles o que têm de melhor, potencializando apenas suas virtudes.

E você que é líder, como tem cuidado de sua equipe?

 Quer potencializar sua atuação como líder?

 

Se essas perguntas te desafiaram entre em contato conosco.

Somos especialistas para conduzi-lo nesse processo de transformação, na busca de resultados extraordinários!

QUER SER NOSSO(A) CLIENTE... COACHEE?

 

Carla Limongi

Sandra Faria

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário