Resiliência: Por que não eu?

resilienciaO conceito de resiliência vem sendo bastante valorizado atualmente, por empresas que se preocupam em ter em seus quadros, profissionais resistentes e tolerantes às constantes mudanças que vêm ocorrendo no mercado.  Apesar de ser um termo muito utilizado, você sabe o que significa?

Para entendermos melhor o conceito, vamos buscar a sua origem. A palavra resílio, oriunda do latim, significa retornar a um estado anterior.  A teoria da resiliência foi introduzida na física em 1807, trazendo a noção de elasticidade de matérias, consistindo na capacidade de um material absorver energia sem sofrer deformação plástica ou permanente, sendo capaz de retornar ao seu estado original, depois de ser submetido a alguma pressão.

 

3-Resiliência-1Esse conceito de resiliência também vem sendo aplicado a outras áreas sendo que,  quando aplicada a contextos empresariais, pode ser definida como um processo dinâmico que possibilita aos profissionais, adaptação positiva em cenários de grande adversidade. Não se trata apenas da capacidade de ultrapassar as adversidades, mas também da capacidade de enfrentá-las e superá-las, de forma positiva, não deixando que elas interfiram nos vários aspectos da vida e do trabalho.

Quando pensamos no cenário corporativo, podemos compreender que a resiliência pode ser considerada como um processo que varia de acordo com as circunstâncias. Deste modo, períodos de transição exigem dos profissionais a prática mais intensa da  resiliência, pois são momentos de muito estresse, onde esses profissionais podem aprender a identificar o que é estressante e avaliar suas causas, para assim, adquirir competências para lidar com as adversidades e alcançar o equilíbrio pessoal e profissional, na medida em que conseguem se adaptar de maneira positiva às mudanças.

Banner resiliente JPEGExistem alguns comportamentos que fazem parte do modo de agir de um profissional resiliente e que os diferencia dos demais. O primeiro deles é que, mesmo nas circunstâncias mais adversas, ele não se permite entrar na sintonia do medo e da tristeza, para que não seja contaminado pelo desânimo e se perceba incapaz de reagir diante das situações. Também não se deixa contaminar pelos sentimentos de raiva e frustração, para ter condições de avaliar as situações, de maneira isenta, sem ficar procurando apenas os culpados pelos acontecimentos. Um ponto de destaque é que sabe fazer uso de sua flexibilidade para analisar o que deve ser feito, de maneira diferente e criativa, sendo capaz de solucionar os desafios que se apresentam nos momentos adversos. Em seguida, parte para ação, de maneira automotivada, atuando na base dos problemas, de modo que consiga sair da situação adversa e continue atuando com segurança.

De maneira segura podemos afirmar então que, profissionais resilientes são, antes de tudo, pessoas equilibradas que aprenderam a lidar com as adversidades de maneira prática e objetiva, encarando-as como oportunidades de crescimento e que são capazes de ter uma atitude positiva diante da vida. São aqueles que diante de grandes desafios, ao invés de se prenderem à pergunta: POR QUE EU? São capazes de indagar: POR QUE NÃO EU?

Esse é o sentido da resiliência… pense nisso…

 

Carla Limongi

Sandra Faria

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

  1. <a href='http://jakshgy773733.us' rel='external nofollow' class='url'>Scotttoure</a>-Responder
    17 de novembro de 2017 às 03:21
  2. <a href='http://www.sexfg.pw/s/guys+first+blowjob' rel='external nofollow' class='url'>Gatsmins</a>-Responder
    1 de dezembro de 2017 às 17:41

    I am final, I am sorry, but this answer does not approach me. Who else, what can prompt?
    brutal casting teen

Deixe um comentário

Mais em Nosso negócio é gente...
Chacrinha
EMPRESAS QUE NÃO SE COMUNICAM SE TRUMBICAM!

Vamos iniciar nossa reflexão sobre este tema com os seguintes...

Fechar