SEJA UM LÍDER COACH E MELHORE SUA PERFORMANCE E DE SUA EQUIPE

O papel do líder mostra-se extremamente necessário em qualquer contexto. Sua missão é oferecer direcionamento e colocar-se como referência para as pessoas, mantendo-as engajadas em torno de objetivos comuns.

Deve ter seu comportamento norteado pelo exemplo, colocando-se como modelo para inspirar seus liderados a praticarem o respeito de modo preferencial, dando a todos condições de aplicarem suas competências em prol de uma unidade que garantirá a obtenção dos seus propósitos.

A ele é dada a incumbência de atuar como um agente catalisador de mudanças, fazendo com que seus liderados se sintam estimulados a buscarem soluções para os desafios do dia, agindo de maneira comprometida com os resultados. Sendo assim, o líder deve ser capaz de criar um clima harmonioso que oportunize, às pessoas da sua equipe, liberdade para se expressarem. Cabe a este líder o conhecimento de um conceito mais sistêmico de comunicação  entendendo que a linguagem mostrada por meio do corpo fala muito, e que é ela que realmente apresenta o que as pessoas estão pensando e sentido, em determinada situação.

Na atualidade, para que o líder seja capaz de exercer integralmente seu papel, o que se vê de maneira mais intensa é a busca, por parte destes líderes, por uma formação denominada líder coach, cuja condução do processo está a cargo de um profissional devidamente capacitado, denominado coach, que direciona suas ações para um cliente – neste caso, o líder, denominado coachee.

Trata-se de um processo de parceria entre ambos, solidificado por um vínculo de confiança, visando o desenvolvimento deste líder por meio da ampliação do seu autoconhecimento e de suas potencialidades, despertando questões pouco conhecidas e exploradas.

Esta formação tem se mostrado bastante efetiva pelo fato de que o líder, inicialmente, necessita se capacitar em relação ao método, vivenciando-o em todas as suas etapas, aprendendo a potencializar sua liderança para que seja capaz de utilizar-se destas ferramentas, de maneira produtiva, no desenvolvimento de sua equipe.  Desta forma irá fortalecer seus colaboradores por meio do desenvolvimento de suas competências para se posicionarem com segurança diante dos enfrentamentos necessários.

É possível perceber ganhos advindos da metodologia do coaching com foco na liderança, para a equipe, para a liderança e para a empresa como um todo. O colaborador tem a chance de evoluir em termos de mudança de comportamento, provocada pela ampliação de seu autoconhecimento e potencialização de seu desempenho, o que faz com que se destaque e passe a ser mais visto e valorizado pela empresa e, ao mesmo tempo, a ser reconhecido também pelo mercado.

O líder coach, então, deve ter como prioridade na sua atuação junto à sua equipe: saber ouvir na essência buscando perceber a coerência entre o discurso verbal e a linguagem mostrada pelos gestos, comprometer-se com o desenvolvimento de novos talentos, auxiliar o liderado na busca por respostas, viabilizar a promoção do aprendizado contínuo, oferecer feedback de maneira sistemática, atuar com foco em solução e resultados, dedicar-se à evolução e construção de uma equipe de alta performance.

Agindo assim, certamente poderá contar com uma equipe coesa e comprometida, o que contribuirá para a obtenção de resultados diferenciados que irão confirmar suas habilidades de gestão. Finalmente, a empresa contará com equipes de alta performance, eficientes, engajadas e comprometidas com os resultados organizacionais, fazendo com que se posicione de maneira mais competitiva e sustentável frente ao mercado.

Você, na sua atuação como líder, tem se preocupado em melhorar sua performance continuamente? Percebe que quando você se utiliza de ferramentas mais assertivas, junto à sua equipe, ela responde de maneira imediata, apresentando resultados mais consistentes? Tem utilizado métodos mais vivenciais  e dinâmicos para o processo de desenvolvimento de sua equipe?

Quer se tornar um líder de destaque? Nós sabemos como…fale com a gente!

Carla Limongi

vempracontarh #metododeaprendizagemexperiencial#atendimentoonline #atendimentopresencial

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário