20
jun

PRESSÃO X RESULTADO: QUAL É O PREÇO A SE PAGAR?

sobreviver-pressao-trabalhoO cenário de momentos de pressão é comum a todas as empresas, seja qual for o seu segmento. Apesar de ser necessário, o que merece nossa atenção é como esses momentos de pressão afetam os profissionais. Os fatores de pressão atingem as pessoas de maneiras diferentes, o que explica porque alguns se sentem mais afetados que outros, diante de uma mesma situação na empresa.

Vários são os ambientes que convivem diariamente com a pressão: familiar, esportivo, político, econômico, empresarial etc. Em se tratando de um mundo competitivo, que exige resultados cada vez mais rápidos e melhores, vamos nos ater ao ambiente corporativo, em especial, uma vez que ele tem sentido, com intensidade, as consequências disso.

Uma das principais fontes de pressão vem dos próprios gestores que, para obterem resultados de sua equipe, se veem obrigados, em determinados momentos, a “cobrar” com maior intensidade. Eles acreditam que realizar um acompanhamento mais contundente fará com que a equipe apresente resultado mais rápido. O que a maioria não sabe é dosar esses momentos de cobrança mais coercitiva, exagerando na dose e levando a equipe à exaustão.  Uma vez exauridas as energias os profissionais tendem a adoecer e aí sim, comprometer o resultado esperado.

Cabeça explosão JPEGSendo assim, considerando que momentos de pressão se mostram às vezes necessário na obtenção de resultados, o que cabe aos gestores e suas equipes é decidirem juntos, a melhor forma de lidar com eles, para que não se transformem em ameaças. Sabemos que as pessoas têm estruturas psicológicas diferentes para se adaptarem a moment...

6
jun

Resiliência: Por que não eu?

resilienciaO conceito de resiliência vem sendo bastante valorizado atualmente, por empresas que se preocupam em ter em seus quadros, profissionais resistentes e tolerantes às constantes mudanças que vêm ocorrendo no mercado.  Apesar de ser um termo muito utilizado, você sabe o que significa?

Para entendermos melhor o conceito, vamos buscar a sua origem. A palavra resílio, oriunda do latim, significa retornar a um estado anterior.  A teoria da resiliência foi introduzida na física em 1807, trazendo a noção de elasticidade de matérias, consistindo na capacidade de um material absorver energia sem sofrer deformação plástica ou permanente, sendo capaz de retornar ao seu estado original, depois de ser submetido a alguma pressão.

 

3-Resiliência-1Esse conceito de resiliência também vem sendo aplicado a outras áreas sendo que,  quando aplicada a contextos empresariais, pode ser definida como um processo dinâmico que possibilita aos profissionais, adaptação positiva em cenários de grande adversidade. Não se trata apenas da capacidade de ultrapassar as adversidades, mas também da capacidade de enfrentá-las e superá-las, de forma positiva, não deixando que elas interfiram nos vários aspectos da vida e do trabalho.

Quando pensamos no cenário corporativo, podemos compreender que a resiliência pode ser considerada como um processo que varia de acordo com as circunstâncias. Deste modo, períodos de transição exigem dos profissionais a prática mais intensa da  resiliência, pois são momentos de muito estresse, onde esses profissionais podem aprender a identifi...

30
mai

EMPRESAS QUE NÃO SE COMUNICAM SE TRUMBICAM!

comunicacao3Vamos iniciar nossa reflexão sobre este tema com os seguintes questionamentos:  Por que acontecem tantas falhas na comunicação nas empresas? O que impede a prática de uma  comunicação eficaz nas organizações?

Partimos da constatação de que a maioria dos problemas  verificados nas empresas e que impactam diretamente na gestão, são gerados por entraves  na comunicação, sejam eles  em que nível for. O fato é que uma comunicação ineficaz causa estragos significativos à gestão e refletem igualmente nas relações: alta gestão x líder,  líder x colaborador e colaborador x colaborador, sendo que se não forem diagnosticados e resolvidos, impactam  negativamente nos resultados finais, o que, convenhamos, ninguém deseja.

Criar e fazer funcionar, na prática, um sistema de comunicação eficaz  tem sido o grande desafio que as organizações enfrentam.Implementar um sistema de comunicação eficaz é uma estratégia considerada necessária para empresas que buscam crescimento e cultura organizacional.

Chacrinha Quem não comunica se trumbica.... A comunicação nas empresas deve ser entendida como um veículo capaz de tornar as coisas comuns.Trata-se de um processo específico pelo qual a informação se movimenta dentro de uma organização. Ao contrário do que parece, não é um  assunto simples e seus pro...

23
mai

POR QUE AS EMPRESAS DEMITEM?

Oi-vivo-e-nextel-demitem-mais-de-3-mil-funcionarios-televendas-cobrancaO momento da demissão é um dos momentos mais temidos na empresa, tanto pelos profissionais quanto pelos líderes, que têm que conviver com esse desafio. Mas, muitos não sabem que a melhor maneira de evitá-lo é procurar alcançar os resultados esperados pela organização e manter um bom relacionamento com a liderança e os demais colegas de trabalho. A maioria das pesquisas realizadas aponta que as causas mais frequentes de dispensa são a ausência de resultados, incompetência técnica e problemas de relacionamento.

Nossa longa caminhada convivendo com empresas de vários segmentos, nos credencia a afirmar que  o profissional precisa ter foco nos resultados para garantir sua permanência na empresa. Atualmente, as organizações valorizam igualmente tanto o conhecimento e a capacitação técnica como a habilidade de relacionamento.

Embora uma das principais razões para a dispensa do colaborador,  seja o fato dele  não alcançar os resultados desejados, a questão da capacidade de se relacionar bem com a liderança e demais integrantes da equipe também tem se tornando fundamental. Na hora da demissão, entretanto, na maioria dos casos, isso não é comunicado ao profissional, porque o relacionamento interpessoal é algo mais subjetivo. Porém, se o profissional em questão não souber trabalhar em equipe ou se relacionar bem com os colegas, isso certamente vai influenciar no resultado e prejudicar o cumprimento de metas pré-estabelecidas.

16
mai

CONTRATA-SE UM SORRISO!

Foto Blog 16 05 Boca grande JPEGVocê já passou pela experiência de ser atendido por alguém mal-humorado?

Se a resposta for sim, você faz parte de uma estatística que tem preocupado as empresas e, em especial, aquelas que lidam com o atendimento direto ao público e que, por esta razão, precisam garantir o fator atendimento como diferencial positivo e não como algo que deixe o consumidor com o sentimento de frustração.

Num mercado de trabalho cada dia mais competitivo, a simpatia pode ser o diferencial, principalmente nos segmentos do comércio e de prestação de serviços. Em locais como lojas, clínicas, bancos, hospitais, hotéis e restaurantes, só para citar alguns, a interação humana é elemento decisivo na satisfação do cliente e no sucesso do negócio.

Foto Blog 16 05 #aquitemsorriso JPEGO atendimento ao público, seja ele interno ou externo, exige profissionais capazes de interagir com as pessoas, de preferência com simpatia. Muitas empresas já perceberam a importância desse detalhe e estão adotando o seguinte slogan: Contrata-se um sorriso, a técnica nós ensinamos. As funções que necessitam do sorriso e da cortesia, como diferenciais, estão em alta no mercado.

Percebe-se, então, que atualmente a habilidade de lidar com pessoas ou capacidade de relação interpessoal...