A comunicação faz parte de nossa vida desde que nascemos…
Nossa linguagem verbal e não verbal com o mundo vem sendo aprimorada a partir de nossas primeiras experiências intrauterinas até os dias de hoje, passando por todo tipo de modelagem, do choro, das primeiras palavras, dos primeiros gestos, da nossa alfabetização e, a partir daí, da forma como fazemos uso da nossa comunicação, a nosso favor.
Quando adultos, nossas ações giram em torno da busca de realização e prosperidade, e… tudo isso, está relacionado intimamente com o nosso jeito de comunicar.
Pessoas que têm dificuldade para se comunicarem de maneira assertiva e entusiasmada, que não conseguem encantar o outro com sua fala acabam comprometendo sua imagem e, em um mundo tão dinâmico e competitivo, diminuem suas chances de sucesso na busca por grandes oportunidades.
Uma das garantias de uma boa comunicação é a prática dos 3 pilares que a sustentam: Ouvir, Falar e Vender. Quando bem utilizados eles garantem o sucesso do comunicador.
Vamos entender um pouco mais sobre eles:
1 – OUVIR GENUINAMENTE
A nossa capacidade de ouvir não está necessariamente ligada à nossa capacidade auditiva. Ouvir genuinamente envolve, também, a capacidade de compreender o que os outros querem dizer, demonstrando respeito. Essa comunicação acontece por meio das palavras e dos gestos, sem julgamentos. Estar 100% presente ao escutar é essencial para que a comunicação flua naturalmente.
Esse é o primeiro pilar, ou seja, o de maior importância e o que necessita de aprimoramento contínuo para evoluirmos na comunicação.
2 – FALAR DE MANEIRA INSPIRADORA
Um outro aspecto relevante para a comunicação é a capacidade de falarmos de forma que inspire as outras pessoas. Essa comunicação precisa provocar nos outros o desejo de ouvir atentamente, sentindo-se inspirados pelo que está sendo dito.
Ela precisa ser clara, sucinta e generosa, transmitir espontaneidade e naturalidade, entregando realmente o que o público precisa ouvir.
Ao nos comunicarmos é importante que tenhamos domínio do conteúdo a ser tratado, bem como, saibamos fazer o melhor uso de nossa voz, estabelecendo ainda uma sintonia entre o que está sendo dito e os nossos gestos.
3 – VENDER SUA IDEIA
A venda de sua ideia acontece quando você consegue adotar uma comunicação que seja percebida pelo outro como algo valioso.
Ela precisa vir recheada com suas histórias para servir de inspiração à sua audiência e gerar transformação na vida do outro.
A autenticidade é muito importante. É preciso conquistar a atenção de quem ouve.
Viu como esses 3 pilares fazem sentido?
Então, cuidar da qualidade de nossa comunicação é hoje um fator essencial para garantirmos uma maior efetividade nas nossas interações pessoais, sociais e nos nossos negócios.
O desenvolvimento de uma boa comunicação facilita a venda da sua imagem pessoal e profissional e abre portas para que você esteja bem posicionado, por exemplo, em reuniões de trabalho, entrevistas de emprego, negociações, vendas e muitas outras ocasiões.
TUDO ISSO E MUITO MAIS PODE SER POTENCIALIZADO POR MEIO DE AÇÕES ESPECÍFICAS… PENSE SOBRE ISSO…
Para estimulá-lo nesse processo de desenvolvimento sugerimos que assista o filme O DISCURSO DO REI
LINK DO FILME
Tá pronto pra dedicar mais atenção à sua comunicação? Liga pra gente!
Carla Limongi e Sandra Faria
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