FALAR, INSPIRAR E VENDER !

A comunicação faz parte de nossa vida desde que nascemos…

Nossa linguagem verbal e não verbal com o mundo vem sendo aprimorada a partir de nossas primeiras experiências intrauterinas até os dias de hoje, passando por todo tipo de modelagem, do choro, das primeiras palavras, dos primeiros gestos, da nossa alfabetização e, a partir daí, da forma como fazemos uso da nossa comunicação, a nosso favor.

Quando adultos, nossas ações giram em torno da busca de realização e prosperidade, e… tudo isso, está relacionado intimamente com o nosso jeito de comunicar.  

Pessoas que têm dificuldade para se comunicarem de maneira assertiva e entusiasmada, que não conseguem encantar o outro com sua fala acabam comprometendo sua imagem e, em um mundo tão dinâmico e competitivo, diminuem suas chances de sucesso na busca por grandes oportunidades.

Uma das garantias de uma boa comunicação é a prática dos 3 pilares que a sustentam: Ouvir, Falar e Vender. Quando bem utilizados eles garantem o sucesso do comunicador. 

Vamos entender um pouco mais sobre eles:

1 – OUVIR GENUINAMENTE

A nossa capacidade de ouvir não está necessariamente ligada à nossa capacidade auditiva. Ouvir genuinamente envolve, também, a capacidade de compreender o que os outros querem dizer, demonstrando respeito. Essa comunicação acontece por meio das palavras e dos gestos, sem julgamentos. Estar 100% presente ao escutar é essencial para que a comunicação flua naturalmente. 

Esse é o primeiro pilar, ou seja, o de maior importância e o que necessita de aprimoramento contínuo para evoluirmos na comunicação. 

2 – FALAR DE MANEIRA INSPIRADORA

Um outro aspecto relevante para a comunicação é a capacidade de falarmos de forma que inspire as outras pessoas. Essa comunicação precisa provocar nos outros o desejo de ouvir atentamente, sentindo-se inspirados pelo que está sendo dito.   

Ela precisa ser clara, sucinta e generosa, transmitir espontaneidade e naturalidade, entregando realmente o que o público precisa ouvir. 

Ao nos comunicarmos é importante que tenhamos domínio do conteúdo a ser tratado, bem como, saibamos fazer o melhor uso de nossa voz, estabelecendo ainda uma sintonia entre o que está sendo dito e os nossos gestos.  

3 – VENDER SUA IDEIA 

A venda de sua ideia acontece quando você consegue adotar uma comunicação que seja percebida pelo outro como algo valioso. 

Ela precisa vir recheada com suas histórias para servir de inspiração à sua audiência e gerar transformação na vida do outro. 

A autenticidade é muito importante. É preciso conquistar a atenção de quem ouve. 

Viu como esses 3 pilares fazem sentido?

Então, cuidar da qualidade de nossa comunicação é hoje um fator essencial para garantirmos uma maior efetividade nas nossas interações pessoais, sociais e nos nossos negócios. 

O desenvolvimento de uma boa comunicação facilita a venda da sua imagem pessoal e profissional e abre portas para que você esteja bem posicionado, por exemplo, em reuniões de trabalho, entrevistas de emprego, negociações, vendas e muitas outras ocasiões.

 TUDO ISSO E MUITO MAIS PODE SER POTENCIALIZADO POR MEIO DE AÇÕES ESPECÍFICAS… PENSE SOBRE ISSO…

Para estimulá-lo nesse processo de desenvolvimento sugerimos que assista o filme O DISCURSO DO REI

LINK DO FILME

Tá pronto pra dedicar mais atenção à sua comunicação? Liga pra gente!

Carla Limongi e Sandra Faria

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